Ultrapassagem - O segredo é pensar à frente


As manobras de ultrapassagem são parte corriqueira de uma boa corrida. Boa parte da obtenção de bons resultados depende de saber realizar esse tipo de manobra da maneira correta e no momento correto. Neste artigo vamos mostrar um pouco técnica e da dinâmica por trás de uma manobra como essa, analisando 4 situações deferentes, mas uma regra é única: sempre pense em qual será a situação após a ultrapassagem, qual a próxima curva. Essa regra vai te ajudar não só a planejar melhor a ultrapassagem, como também a defender-se de uma ultrapassagem.

Curvas de 90º: curvas desse tipo, principalmente de raio mais fechado possibilitam boas ultrapassagens, pois para fazermos a curva com uma boa velocidade, tendemos a abrir bastante a entrada dessa curva, deixando um espaço bem grande para que o adversário coloque o kart por dentro e realize a manobra.

Ataque: antecipe o ponto de tangência da curva, o ápice, colocando o kart mais para dentro na entrada da curva. Tome os seguintes cuidados na saída da curva:
- se a próxima curva é para o mesmo lado que a curva que está fazendo, planeje uma saída de curva também mais fechada, para não deixar o espaço para o "X";
- se a próxima curva é para o lado oposto, pode realizar uma saída mais aberta, e assim não deixe espaço para o adversário atacar na próxima curva.

Defesa: antecipe o ataque adversário e não abra muito a entrada da curva e pense na seguinte situação:
- se a próxima curva é para o mesmo lado que a curva que está fazendo, planeje uma saída de curva também mais fechada, para não deixar o espaço para o ataque na segunda curva;
- se a próxima curva é para o lado oposto, pode realizar uma saída mais aberta, e assim não deixe espaço para o adversário atacar na próxima curva.



Curvas de 180º: ultrapassar em curvas desse tipo pode ser mais difícil, pois em geral a entra de curva é realizada mais fechada, então o adversário à sua frente normalmente não deixa muito espaço.

Ataque: em uma trajetória normal, fariamos esse tipo de cruva com o ponto de tangência do meio para o final da cuva. Transforme essa trajetório em uma curva com duas tangências, ou dois ápices, isso poprque, ao antecipar o ponto de tangência da curva, colocando o kart mais para dentro na entrada da curva. Essa atitude vai fazer com que você fique mais por fora da curva na segunda metade da curva, o que possibilita o "X" do adversário. Neste ponto, segure o kart e continue a curva fazendo uma segunda tangência pouco após o meio da curva.
Aqui você deve estar pensando "é fácil falar, mas como fazer isso?" A única forma, é reduzir um pouco mais a velocidade. Nessa manobra, o "trail braking" vai te ajudar muito na manobra, pois para melhor efetividade dessa manobra, a freada durante a curva será muito necessária.
Lembrando, pense sempre na próxima curva.

Defesa: antecipe o ataque adversário e não abra muito a entrada da curva e pense na curva seguinte para definir a estratégia da saída de curva. Se a ultrapassagem na entrada de curva for eminente, mude a estratégia, e prepare para dar o "X", sem esquecer da próxima curva. Se o ataque do adversário não for completo, novamente, defenda-se pensando na próxima curva.


No vídeo acima, a primeira ultrapassagem realizada foi mau executada, visto que na saída da curva deixei um espaço que permitiu ao adversário realizar o "X". O mesmo também executou uma excelente manobra de defesa, pois quando percebeu o ataque, preparou melhor a saída de curva e recuperou a ultrapassagem. Na segunda vez que realizei a manobra, a fiz com mais cuidado, deixando menos espaço na saída de curva e mantendo uma linha defenciva para a próxima curva.

Raio Crescente:
Esse tipo de curva é definida um uma 1ª parte mais fechada, seguida por um crescimento no raio, tornando a saída mais suave. Como a saída é aberta, a trajetória fechada na entrada faz a defesa ultrapassagem ser mais fácil.

Ataque: planeja melhor a saída. Faça uma entrada bem aberta, deixando o ápice da curva entre o meio e a saída da curva. Com o crescimento do raio, mantenha o kart mais para a parte interna, o que vai possibilitá-lo de realizar uma trajetória menor.

Defesa: semelhante ao que se realiza no ataque, mantenha uma saída de curva mais fechada. Dificilmente a ultrapassagem será realizada na entrada da curva, então você pode manter uma entrada aberta, mas sem exagero, pois sempre é possível o ataque na entrada da curva.



Raio Decrescente:
Esse tipo de curva é definida um uma 1ª parte mais aberta, seguida por um decrescimento no raio, tornando a saída mais fechada. Como a saída é fechada, a trajetória aberta na entrada faz a possibilidade de ultrapassagem ser maior.

Ataque: realize um entrada da curva mais fechada para que se mantenha por dentro na segunda metade da curva. Para que a manobra dê certo é necessário entrar na curva ainda com alguma velocidade, e realizar a freada já com a curva iniciada, o "trail braking".

Defesa: proteja a entrada da curva, mantendo uma trajetória mais fechada, também realizando um "trail breaking". Realize uma saída con tranquilidade, pois o "X" nesse caso é muito difícil, devido à segunda parte da curva ser mais apertada.



Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

Referências:
'http://www.formula1-dictionary.net/cornering_tech.html
'http://www.ayrtonsenna.com.br/en/piloto/arte-de-pilotar/as-ultrapassagens/
'http://www.kartblog.info/2011/03/inhaaltechnieken-breed-in-snel-uit/
'https://sites.google.com/site/tamemechazineiiet/home/more/cornering-technique

Nenhum comentário:

Postar um comentário