Pré-temporada F1 2017 - considerações

Olá amigos. Venho acompanhando os testes de pré-temporada da F1 e vendo os tempos do 6º dia, gostaria de apresentar algumas considerações.

Fonte: site Grande Premio
O domínio da Mercedes não deve ser tão grande quanto foi nos últimos anos. Eles têm em excelente carro, principalmente no quesito confiabilidade, por isso não estão economizando recursos, fazendo muitas voltas e usando o máximo do carro.
A Willians vem muito bem, muito por causa dos motores Mercedes. Deverá superar a Force India, mas deve ficar atrás de Ferrari e Red Bull, equipes essas que estão ganhando confiabilidade no carro. O excelente tempo de Felipe Massa ontem (08 de março) foi feito com pneus Ultramacios, e mesmo assim não foi o melhor. Ferrari e Red Bull utilizaram pneus macios, muito devido a testes aerodinâmicos e para fazer quilometragem. A Mercedes fez o melhor tempo com pneus Supermacios, um sinal de que esse tempo ainda pode baixar.
Apesar de muitos acreditarem que a as mudanças de pneus e aerodinâmica vão dificultar as ultrapassagens, algumas características dessas mudanças me chamaram a atenção e me fazem acreditar no contrário. O aumento da largura dos pneus proporciona uma maior aderência mecânica, o que permite os carros andarem mais próximos, menos dependentes da aerodinâmica. A asa traseira mais baixa e a asa dianteira maior, também podem contribuir para que os carros andem mais próximos. Por que isso é importate? Explico: para que as ultrapassagens aconteçam, é fundamental que um carro possa andar próximo do outro sem perder desempenho, realizando assim a aproximação para a ultrapassagem, Quando há uma dependência muito grande da aerodinâmica, a turbulência do carro que vai a frente atrapalha muito o que vem atrás, que não consegue acompanhar o adversário. Sem a aproximação, não há ultrapassagem.
E você, o que acha? Deixe aqui seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário