Karts em circuitos ovais

A cultura do automobilismo nos Estados Unidos da América é muito forte. Muitas modalidades surgiram por lá, como o Kart e a Formula Vee, como já falamos em artigos anteriores. O país tem muitos autódromos e uma população apaixonada pela velocidades, principalmente pela Nascar, e uma peculiaridade: preferem fazer curvas para a esquerda.
As corridas em circuitos ovais são uma cultura difundida sem igual no mundo e, apesar de parecer fácil, há muitos segredos para se dar bem nesse tipo de pista. Por isso, existem muitas categorias para o desenvolvimento de pilotos desde a base para corridas em ovais. Mas e o kart? Como é a base do automobilismo para corridas em ovais? Sua importância é a mesma que vemos na preparação de um piloto de Fórmula?
O conceito do kart como o conhecemos é ser um veículo ágil, com grande capacidade de frenagem e contorno de curva, mesmo que sua velocidade absoluta na pista não seja muito alta. Essas características nos dão uma sensação de velocidade muito grande.
Quando pensamos numa corrida em oval, o que pensamos é o oposto desse conceito, que são corridas para carros velozes, a grandes velocidades e que a capacidade de frenagem e contorno de curvas são sacrificados em nome da busca por velocidade absoluta.



Os Karts
O kart como conhecemos possuem medidas de chassis simétricas, tendo um pouco de assimetria no posicionamento do banco, ligeiramente deslocado para a esquerda, como forma de compensar o peso do motor, dessa forma, o desempenho é igual para os dois lados. Mas quando todas as curvas são para a esquerda, isso muda.

Kart para ovais, totalmente assimétrico, deslocando o piloto para o lado de dentro das curvas, Até os pneus são assimétricos.

Não, esse kart não bateu. Ele foi feito pra fazer curvas para a esquerda, e faz isso muito bem!
Como busca-se mais velocidade final, e essa velocidade é mantida por mais tempo, há uma preocupação maior com a aerodinâmica dos kart. Assim, o piloto fica mais deitado no kart e as carenagens são maiores.

Carenagem prioriza a aerodinâmica.

Nessas corridas em ciruitos ovais, geralmente utiliza-se motores de 4 tempos, sendo o mais popular o Briggs & Stratton.
Dos motores originalmente com 13 hps, os melhores preparadores conseguem extrair mais de 40hps, uma preparação que aumenta 2 vezes e meia a potência da máquina! Essa mesma potência também estão conseguindo com os motores Honda GX390, o mesmo que utilizamos aqui no Brasil na categoria F4.

A especialização
Apesar de parecer mais fácil, as corridas em circuitos ovais possuem características próprias. O domínio de um veículo que está sempre tentando virar para a esquerda, desacelerando o mínimo para contornar as curvas e acelerando o máis rápido e mais cedo, sem desequilibrar o veículo, reduzindo ao máximo a resistência ao rolamento nas retas para assim ter o máximo de velocidade. Ainda parece fácil!? Lembrando que tudo isso, dividindo milímetros de pista com outros pilotos muito experientes.
Essa experiência desde cedo é um grande diferencial na carreira de um piloto que pretende chegar à Nascar, por exemplo, onde as corridas em ovais são 95% das corridas da temporada.

Pilotos
Grandes nomes da Nascar, como Tony Stewart, Kurt Busch, Kyle Larson, Kevin Harvick, iniciaram suas carreiras no kart. Outros pilotos iniciaram mais tarde, com carros maiores, como os Late Models, mas o kart é sempre um diferencial. O kart atrai também muitos pilotos amadores, e pelo baixo custo comparado com as outras categorias, é muito comum o envolvimento de pilotos mais experientes e que não buscam seguir carreira para as grandes categorias do automobilismo.

Pistas
As pistas são variadas, tendo o formato de oval de 4 ou 3 curvas, asfaltadas ou de terra. O comprimento médio das pistas é entre 1/6 e 1/8 de milha (300 e 200 metros a volta), mas algumas corridas são realizadas em pistas de até 1/4 de milha (400 metros). Muitas vezes, os trechos de pistas ovais são aproveitados para a construção de kartódromos convencionais, criando um complexo de pistas.
No Brasil, a única pista de kart oval está localizada no Velopark, e conta inclusive com karts de locação. Com 300 metros de comprimento, a qualidade da pista é digna de uma das melhroes do país.

Adkins Raceway Park

Tenesse Raceway

Velopark

Fontes:
'https://www.worldkarting.com/tracks/
'http://www.velopark.com.br
'http://www.centraltexasspeedway.com/
'http://www.tripletraceway.com/
'http://www.ckra.org/
'http://galleries.nascar.com/gallery/567/darlington-throwback-see-nascar-drivers-(and-more)-as-kids#/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário