Como construir um carro de corrida

Simon é um Australiano apaixonado por automobilismos que durante a faculdade começou a se envolver com o automobilismo. Inicialmente correndo de kart, participou de várias competições em seu país. Após algumas temporadas, passou a correr de Fórmula Vee Australiana, com um carro de uma das equipes que já participavam da categoria.

Após dois anos, achou melhor ter seu próprio carro. Analisou as opções que tinha e escolheu pela mais difícil, construir seu próprio carro! Ele resgistrou todos os passos de seu projeto, criando um canal no YouTube que é um verdadeiro Reality Show de como construir um carro de corridas.
Aqui abaixo está o primeiro vídeo. Os demais podem ser vistos na sequência. Prepara a pipoca, porque tenho certeza que você vai querer ver todos de uma só vez:


No canal do Simon, chamado Thomsen Motorsport, você pode ver também todos os vídeos do projeto e um resumo das corridas que participa, mostrando todos os problemas e dificuldades enfrentados no desenvolvimento de seu carro.

O projeto do Simon foi muito bem organizado. Ele desenhou todo o carro em SolidWorks, programa CAD de desenho mecânico. Isso possibilitou analisar a estrutura tubular, estudar a aerodinâmica do carro em CFD, além de facilitar o planejamento das etapas de fabricação do veículo.

Um dos diferenciais em seu carro é ser mais baixo e proteger melhor o piloto, quando comparado com os demais chassis que participam da categoria. O motor e caixa de marcas são fechados pela carenagem, melhorando a aerodinâmica do carro.

Em certo momento vemos a dificuldade que ele enfrenta em trabalhar com a fibra de vidro, utilizada na fabricação dos moldes e da carenagem, muito disso pela falta de experiência em trabalhar com esse material. Mas no final, o resultado foi sensacional, um carro de corrida com características próprias e principalmente, muita personalidade.

Um comentário:

  1. gostei demais desta reportagem,poque com pouco dinheiro e muinta criatividade pode aventurar e brincar de piloto, foi otimo

    ResponderExcluir