24 horas de Le Mans de Kart



No último final de semana foi disputado a 24 horas de Le Mans, a mais tradicional prova de Endurance do automobilismo mundial. Vencido pela Porsche, o evento tem uma grande repercussão global, sendo um envento vitrine para as maiores marcas de automóveis do mundo. Esse evento é organizado pelo ACO - Automobile Club de l'Ouest (ou Automóvel Clube do Oeste), lendária instituição francesa responsável pela prova.

O que poucas pessoas conhecem é que existe também uma tradicional prova de kart disputada no local e organizado pela mesma instituição, as 24 Horas de Le Mans de Kart.

Veja no vídeo abaixo como é o dia de uma equipe participando da competição:


Essa corrida é reconhecida pela CIK-FIA, fazendo parte do calendário mundial de competições de endurance. São divididas 4 grupos, sendo o grupo 1 de acordo com o regulamento mundial de kart da FIA, sendo os karts de 2 tempos com motores dentro do regulamento OK. As outras 3 categorias seguem o regulamento frances de kart, sendo o grupo 2 para kart com motores Rotax Max e IAME X30, a categoria 3 para juniors, com motores OKJ, KFS 100cc ou X30 Junior.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a categoria 4 destinada kart com inovações, com motores 4 tempos, por exemplo, ou outras tecnologias que serão avaliadas pela organização. É de iniciativas como essas que surgem as melhorias e inovações para o esporte!

Devido à grande potência gerada pelos motores 2 tempos, sua durabilidade não é tão grande quanto motores de 4 tempos, por exemplo. Por esse motivo, é comum durante a corrida ocorrer a troca de motor, feita de maneira muito rápida e eficiente pelos mecânicos.


Outra característica interessante nas parades de box é que não se realiza reabastecimento, mas substituem o tanque vazio por um cheio, reduzindo a possibilidade de acidentes e incêncio no abastecimento.

A PISTA

Circuito Internacional de Karting em Le Mans, pista modelo da CIK-FIA na Europa, com estrutura de dar inveja.


O traçado que será utilizado esse ano é o novo kartódromo de Le Mans é uma pista longa para os padrões de kart, com 1.395 metros de extensão e 8,2 metros de largura, 17 curvas variadas e bem distribuidas em um traçado variado, fluido e com vários pontos de ultrapassagem. Curiosamente, não há opções de traçados, seguindo um padrão mais clássico de pista, porém em Le Mans há 2 pistas de kart, o Circuito Alain Prost e o Kartódromo Internacional (foto acima), homologado pela CIK-FIA, sendo sede do mundial de kart KZ (shifter) de 2015.

A infra-estrutura moderna do kartódromo oferece ainda uma arquibancada para 5.000 pessoas, paddock de 4800m² e 40 boxes de 20m².

As 24 horas de Le Mans de Kart desse ano será realizada entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro.

OPEN 24 HORAS DE LE MANS

Mas não é só para profissionais que competem em Le Mans. Também existe as 24 Horas de Le Mans Open, aberta para pilotos amadores e disputadas com karts rental, com motores Honda GX 390 de 13hps e chassis Sodi Kart. Esse ano serão dois eventos no tradicional circuito francês, o primeiro realizado entre os dias 23 e 25 de junho no Circuito Alain Prost, e o segundo entre os dias 22 e 24 de setembro, no Kartódromo Internacional.

Circuito Alain Prost, também em Le Mans. Traçado mais antigo, mas que ainda recebe muitas competições de alto nível.

AS CATEGORIAS

O Open é dividido em duas categorias, escolhidas de acordo com a resistência e habilidade pelos próprios pilotos. Na categoria Sport, as equipes são formadas de 4 a 6 pilotos, sendo que cada piloto deve pilotar por no mínimo 2hs40min no tempo acumulado, e no máximo 6hs.

A categoria Gentleman é formada por equipes de 6 a 10 pilotos, com o mínimo de 2hs de pilotagem acumulada e máximo de 04hs30min. Nessa categoria, ainda, são permitidos no máximo 2 pilotos com experiência em competições federadas de kart, nivelando as equipes com pilotos menos experienctes.
Não há diferença de peso nas categorias, sendo o peso mínimo de 236kg na saída dos boxes (piloto, equipamentos, abastecido).


E como não poderia deixar de ser, a largada é feita no estilo Le Mans.

Acompanhe nossa página no Facebook.

FONTES

'http://www.24h-karting.com/
'https://www.lemans-karting.com/
'http://www.allkart.net
'http://www.lemans-tourisme.com/fr/le-circuit/le-mans-karting-international.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário