Kart na Terra


Não, hoje não vamos falar de Kart Cross. Você já viu, já pensou ou imaginou andar de kart na terra? Pois acredite, existe e é mais comum do que imaginamos.
O kart desde sua origem foi desenvolvido para andar no asfalto, sempre um veículo bem baixo e com pneus slick, para o máximo de aderência. Mas, como nem sempre há pistas pavimentadas para a prática do kartismo e a gasolina na veia sempre fala mais forte, o kartista apaixonado dá um jeito de correr. A terra é uma boa alternativa.



Terra é sinônimo de buracos?
Como você pode ver a pista do vídeo acima, as pistas de terra pra kart são verdadeiros tapetes de terra, bem trabalhadas e lisas, mas ocorre um problema mais complicado que no asfalto: mesmo com a pista bem compactada, a forte tração dos kart e os pneus com sulcos (ranhuras dos pneus) acabam "cavando" a pista. Assim, ocorrem mudanças constantes na pista, abrindo buracos, irregularidades e deixando o traçado fora da pista ideal com muita terra e irregularidades. A manutenção da pista precisa ser feita com mais frequência, sempre nivelando, umidificando e compactando a pista.

Os pneus:
Os karts utilizam pneus tarseiros semelhantes aos utilizado na chuva, com ranhuras, mas com um composto de borracha mais duro. Já os pneus dianteiros possuem ranhuras apenas na longitudinal do pneu, pois seu objetivo é que sejam direcionais. Assim como na chuva, há uma tendência do kart sair de frente na entrada de curvas, então os pneus dianteiros são mais largos que o pneus normalmente utilizando no asfalto, enquanto os pneus traseiros são mais estreitos que os pneus utilizandos em pista de asfalto.



Os chassis:
O chassi do kart utilizado no kart de pista é muito baixo, próximo ao solo, para maximizar a performance para esse tipo de terreno. Apensar de as pistas de terra serem muito bem niveladas, não é possível manter a mesma altura. Então os kart são ligeiramente mais altos em relação ao solo. Há também uma diferença significativa na altura do banco, para que o mesmo não seja constantemente acertado por pedras.



Os motores:
Assim como no kartismo no asfalto, na terra há uma gama bem grnade de motores a serem utilizados. Um dos cenários com maior relevância dos karts de terra é na Nova Zelandia, onde há competições com kart de motores Rotax, kart com motor Iame X30, além do uso dos motores de 100cc refrigerados a ar, na mesma configuração utilizada no início dos anos 2000 para os campeonatos mundiais de kart. Curiosamente, uma das categorias utiliza 2 motores de 100cc!

Não deixe de curtir a página do Box Aberto no Facebook.

Fonte:
'http://www.lightningkarts.com.au
'http://www.tearohadirtkartclub.com/
'http://adelaidedirtkartclub.info/
'http://www.mgtires.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário