Grandes Kartistas - Jarno Trulli

O Italiano Jarno Trulli é considerado um dos melhores pilotos de kart de todos os tempos.



Nascido em Pescara, cidade da costa leste da Itália, no ano de 1974, demonstrou grande interesse pelo kart desde criança. Seu pai lhe arrumou um kart quando tinha apenas 8 anos de idade, e logo de início demonstrou uma grande habilidade de pilotar no limite, comparável a pilotos de maior experiência.



CARREIRA VITORIOSA

Foi Campeão Italiano de Kart por 3 anos consecutívos, entre 1988 e 1990, Campeão Mundial de Kart em 1991, na categoria K, campeão da categoria C em 1994 e da Super A em 1995, quando já corria na Fórmula 3.


No vídeo abaixo, vemos uma das grandes disputas do Campeonato Europeu de Kart de 1994, na categoria Formula Super A.



PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS

Outros 2 pilotos de destaque e contemporâneos de Trulli foram Giancarlo Fisichella e Jos Verstappen. Curiosamente, estes três pilotos com vários títulos no kart não obtiveram o mesmo êxito na Fórmula 1, principalmente pela falta de oportunidade de estar em boas equipes.

No vídeo abaixo vemos o acidente entre Verstappen e Fisichella no mundial de 1991 que facilitou a conquista do título para Trulli.



ASCENSÃO METEÓRICA

Trulli foi um dos primeiros casos de pilotos que em um curto período saíram do kart e logo chegaram à Fórmula 1. Foi campeão da Fórmula 3 Alemã em 1996, mesmo ano em que já atuava como piloto de testes da Benetton. Estreou como piloto oficial da Minardi em 1997.

Sua carreira na Fórmula 1 foi até 2011, no entanto, não teve o mesmo destaque que conquistou nos anos no kart.

POR ONDE ANDA

Recentemente Trulli esteve a frente de sua equipe na primeira temporada da Fórmula E, desenvolveu alguns modelos de chassis de kart e dedica-se à carreira de seu filho, Enzo.

Fontes
www.crash.net/f1/feature/63469/1/where-it-all-began-for-jarno-trulli
www.cikfia.com/inside-cikfia/history/our-history/view/article/1991.html
f1history.wikia.com/wiki/Jarno_Trulli
www.crash.net/f1/news/48111/1/trulli-opts-for-kart

Nenhum comentário:

Postar um comentário