Você é um kartista apaixonado por este sensacional esporte, gostaria de investir pouco para s divertir nos treinos no final de semana? Ou então tem um chassi usadinho, que ficou muito tempo parado na garagem e quer trazer ele de volta a vida? Hoje vamos passar algumas dicas para restaurar um kart, com baixo custo e garantia de muita diversão!
DESMONTE TUDO!
A primeira ação é reservar um espaço e desmontar tudo! Confira se você tem todas as ferramentas, identifique os parafusos para facilitar a montagem e saber de onde eles foram retirados. É importante ter as peças antigas mesmo que planeje que elas segam substituídas, elas podem ser usadas como referência na hora de comprar novas.
Com o quadro desmontado e limpo, dê uma boa olhada em todas as soldas e nos tubos da estrutura, principalmente na região próxima ao banco e motor. Se houver alguma solda quebrada, ou trinca nos tubos, será necessário fazer uma solda para corrigir a quebra.
Chassis com soldas refeitas e principalmente com solda no meio de um tubo para correção de trincas podem não ter o mesmo desempenho de um chassi novo, o que não é legal para quem participa de competições profissionais, mas para diversão e treinos nos finais de semana, não faz muita diferença.
Após estes serviços, pode ser interessante mandar gabaritar o chassi. Uma maneira de avaliar se isso será necessário é com um nível de bolha (não é a ferramenta ideal, mas já é alguma coisa). Coloque uma das barrar transversais do chassi em nível plano. Em seguida, verifique se as demais partes transversais também ficaram no nível. Se ocorrerem grandes diferenças, então será necessário gabaritar o chassi.
INICIANDO A MONTAGEM
Hora do trabalho duro! Com o quadro pronto, lixe e pinte todo o chassi. Você pode usar tinta spray automotiva e o ideal é utilizar uma tinta do tipo PU, devido a sua resistência e facilidade para pintura.
Peças cromadas podem ser recuperadas apenas realizando uma limpeza com uma estopa e Thinner.
Inicie a montagem pelas peças que compõem as partes mais baixas do chassi, como barras traseiras, mancais de rolamento, mangas de eixo e em seguida vá para as peças mais altas, como os componentes de direção, tanque e gravata de carenagem.
Deixe o banco e o assoalho para a fase final, pois pelo seu tamanho atrapalham muito na montagem de partes mais delicadas.
Algumas peças não valem a pena serem reaproveitadas e recomendamos a substituição. Por mais incrível que pareça, muitas peças são facilmente encontradas em lojas online ou físicas, sendo que alguns chassis utilizam os mesmos componentes até hoje. Segue algumas dicas:
Rolamentos: trocar os rolamentos é um fundamental para ter um kart em excelente condição de funcionamento e confiável. Como os principais apoios do veículo possuem rolamentos para manter sua sustentação, se esse componente quebra na pista, pode causar um acidente sério.
Borrachas e plásticos: as peças fabricadas em borracha e plástico podem ressecar e perder suas propriedades elásticas, fundamentais funcionamento do kart. O tanque de combustível também é de plástico e pode quebrar com maior facilidade. Se o seu estiver assim, troque.
Freio: ter freios confiáveis são fundamentais para sua segurança. Desmonte e troque molas e peças de borracha.Troque também as pastilhas de freio, mas se o disco não estiver trincado ou muito gasto, pode utilizar o que já estava no kart. Ferrugem no disco vai sair com o uso.
MOTOR
Chegamos à parte mais complicadas. O motor de um kart possui muitas peças delicadas, montagem complexa que exige bastante conhecimento de medidas e tolerâncias, além de componentes que podem sofrer bastante com o tempo, principalmente motores 2 tempos. Faça um orçamento com um mecânico especializado em motores de kart, troque as gaiolas, roletes e rolamentos. Se precisar de pistões e bielas, o custo na recuperação será maior, mas não será problema encontrar esses componentes.
O RESULTADO
Ter um kart no qual você dedicou horas de trabalho e dedicação trazem como resultado um veículos que você vai adorar guiar, que será apaixonado e orgulhoso, pois sabe o trabalho e dedicação aplicados no projeto para que ele desse certo!
Curta nossa página no Facebook!
Nenhum comentário:
Postar um comentário