Não arrisque seu pescoço


Desde o acidente fatal de Ayrton Senna em 1º de maio de 1994 todo do automobilismo passou por grandes mudanças de segurança. A preocupação com os movimentos excessivos da cabeça foi um dos pontos mais importantes tratados desde então. O acidente fatal de Dale Earnhardt, lenda da Nascar, foi outro caso de grande repercussão e impacto na segurança do automobilismo. Um dos acessórios mais importantes passou a ser o Hans, que limita o movimento da cabeça, preservando a musculatura e ossos do pescoço.

A F1 em 1996 passou a adotar uma proteção de cabeça para principalmente limitar o movimento lateral da cabeça do piloto em caso de acidente. Em 1995 o capacete ficava bem mais amostra.

O kart, por suas características de veículo totalmente aberto, impossibilita que esses recursos utilizados nos carros também sejam aplicados. Nesse ponto, o kart é muito mais parecido com uma moto, então as soluções de segurança também podem vir deste esporte.

Hans: maior evolução em segurança dos últimos anos.

O Neck Brace surgiu nas pista de motocross, como uma solução eficaz para limitar os movimentos da cabeça em casos graves, mas permitindo alguma liberdade e movimentação quando do uso normal.
Esse equipamento é fabricado em plástico de alta densidade, fibra de vidro ou fibra de carbono. Esse equipamento limita a movimentação do capacete em todas as direções, protegendo o piloto nos impactos fortes contra outros kart, e barreiras de pneus, mas principalmente em casos de capotagens, quando o peso do corpo e do kart podem causar lesões muito sérias.

Neck Brace oferece alguma liberdade de movimentos, rigidez e limite de movimentos para os casos acidentes mais severos.


Protetores de pescoço em espuma
Acredito que você deve estar se perguntando: "mas antes desses acidentes, já existia os protetores de pescoço em espuma".

Apesar de ser uma alternativa simples e que limita o movimento da cabeça, não existem estudos para determinar sua verdadeira funcionalidade, principalmente nos casos mais graves. O material, por mais duro que pareça, não tem uma rigidez suficiente para segurar o deslocamento da cabeça e pescoço em impactos mais fortes. Além disso, parte da eficiência do Neck Brace ocorre pela absorção da energia do impacto sobre a cabeça e distribuindo essas forças pela estrutura do tórax.

Seu capacete pode ajudar se pescoço
O desenho de seu capacete pode ajudar muito na proteção de ser pescoço. Ter um capacete bom e adequado para o kartismo é muito importante. Alguns modelos possuem uma aba na parte da frente, que tem a função justamente de limitar um pouco mais o movimento da cabeça para a frente.

Não é só estilo ou aerodinâmica, é segurança.


Siga a página do Papo de Box no Facebook e acompanhe o melhor do kart e do automobilismo mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário