Distribuição de peso - como mudar a dinâmica do kart


Quando você chega no box para pegar seu kart, a primeira preocupação é verificar as condições gerais do kart e acertar a posição do banco, deixando sua posição no kart de maneira confortável para a corrida. Mas, você sabia que esse pode ser um momento decisivo para sua corrida?
Apesar de todas as variações e possibilidades que podem variar nos ajustes de um kart, a "equação" do comportamento dinâmico do kart "fecha" com as forças que atuam sobre os pneus, proporcionando aderência.
Umas das formas mais significativas que atuam no kart é o peso do piloto. Então, por que não usar essa força a seu favor? Como usar essa força a seu favor?
Para entender melhor, vamos entender melhor como o peso atua sobre os pneus. Peso de um kart amador com um piloto (90kg) é de aproximadamente 230kg. A distribuição tida como ideal deste peso é de 42% do peso nas rodas dianteiras e 58% nas rodas traseiras, sendo esse peso distribuído por igual entre os lados do kart.
Ao regular o banco, você pode modificar essa distribuição de peso. Contando que você tenha estatura que lhe permita modificar essa distância, cada posição do banco lhe permite mover o banco aproximadamente 2 cm para frente ou para trás. Colocando o banco 1 ponto para a frete no exemplo acima, as distribuições de peso mudam para as seguintes:
Essa pequena modificação aumentou a carga nos pneus dianteiros em aproximadamente 4 kg, uma diferença que gera mais aderência na dianteira, ao mesmo tempo que essa mesma carga foi retirada dos pneus traseiros.

Como usar isso a seu favor: primeiramente, se você precisa utilizar o banco na posição mais para a frente possível no kart, você não poderá explorar muito bem este recurso. Não sacrifique uma posição de pilotagem segura em troca de tentar mudar a dinâmica do kart.
Use sua experiência para entender o comportamento que você deseja no kart. Se busca mais tração, o banco deve ficar mais para trás, mas possivelmente o kart vai ter uma tendência de subesterçar (sair de frente). Se busca um kart que tenha uma frente mais firme e saia mais de traseira, coloque o banco mais para a frente. Na chuva, por exemplo, há uma tendência do kart sair de frente, então pode ser mais interessante usar o banco mais para a frente.

Espero que essas dicas te ajudem a melhoras os resultados na pista. Seja criativo e entenda bem o funcionamento da máquina, do kart, para tirar o máximo dela.

Fontes:
http://www.kartingmagazine.com/features/technical/tech-talk-weight-seat-positioning/
http://www.kartpedia.com/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=27
http://www.kartmini.com.br/index.php?tipo=manual&lingua=
http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2014/10/o-kart-explicado-distribuicao-de-peso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário